top of page
Buscar

Pe Sebastião Carvalho Chaves , natural de Bambuí, MG comemora 50 anos de celebração de sua Primei

  • Foto do escritor: nancy Gonçalves
    nancy Gonçalves
  • 11 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Pe Sebastião Carvalho Chaves celebrando sua Missa de comemoração em 2017

Pe Sebastião Carvalho Chaves

Vídeo - entrevista completa -equipe TV Canastra

Pe Sebastião Carvalho Chaves concedeu entrevista a equipe do TV Ca- nastra para falar sobre sua trajetória sacerdotal ao longo de seus 50 anos de sacerdócio. Eis a entrevista

Jornal da Canastra Quem serviu de referência a sua vocação sacerdotal? Pe Sebastião- Como meus pais eram muito religiosos e amigos dos padres, influenciaram- me bastante, na minha vida vocacional! Minha mãe foi dama de caridade, fazia muitos trabalhos sociais, na Matriz de Sant´Ana. Era ela que levava a gente para a catequese. Meus pais tinham muito amizade com o Monsenhor José Aparecida ,por isso, um dia ele veio especialmente a minha casa para convidar-me a ser coroinha. Naquele tempo o coroinha tinha que saber as respostas da catecismo em Latim. Eu tinha 12 anos nessa época em que fui coroinha .

Jornal da Canastra Vamos voltar um pouquinho ao passado, no seu tempo de criança. Como foi a sua infância em Bambuí? Pe Sebastião- Primeiramente quero relembrar que fui batizado aqui nesta casa, pelo Pe João Veloso.E esta casa foi inaugurada no dia do meu batizado! Lembro sim, com muita saudades de minha infância! Estudava na Escola "José Alzamora" e descia junto com os meus colegas para frequentar à escola. Minha turma era aqui do Cerrado e iamos juntos todos os dias! A noite ,a gente reunia com a turma para brincar aqui,na rua Pe Do- mingos!

JCanastra, o sr durante a sua infância fez muita arte, ou era “santinho”? Pe Sebastião: Vou contar uma das artes que fiz durante a minha infância. Na época de provas, no final de ano, quando o Monsenhor José Aparecida vinha me buscar para ajudá-lo como coroinha nas Missas que celebrava nas roças,ele me perguntava se podia ir com ele e como eu estava na escola?

Eu respondia mais do que depressa que estava tudo bem! Posso ir com o senhor! Por causa dessas saídas, nos dias das provas tomei duas bombas! Depois dessas duas bombas criei juizo e comecei a estudar direitinho, sem faltar no dia das provas!

Jornal da Canastra- O Sr fez o primeiro grau aqui ou já foi para o semi- nário? Pe Sebastião. Fiz o primeiro grau em Bambuí. Depois fui para o Semi- nário. Meu pai não tinha condição de arcar com minhas despesas no Seminário . Através de uma prima, ela conseguiu para mim, uma vaga na Comunidade de uma Obra Sacerdotal de Vocação Lazarista ee por meio desta Congregação fui estudar, no Caraça. Gostei muito de estudar lá, mas o mais difícil para mim era ver a minha família de três em três anos! Eu pertenço a uma Congregação fundada por São Vicente de Paula. Ele queria que todos os seus missionários fossem simples. Ele dizia:-Não devemos andar sujos, nem rasga- dos, mas na simplicidade!

JCanastra- Naquela época era tudo mais austero na vida de um sacer- dote . O Papa Francisco iniciou seus trabalhos ao chegar no Vaticano com mais abertura devido os vários problemas da igreja como, a pedofilia e outros! O Papa preocupado com os problemas da Igreja pediu perdão ao mundo, aos seus fiéis, por tantos problemas causados! O que o sr diz à respeito sobre isto?

Pe Sebastião: Esta abertura da Igreja já começou com o Conjunto Vaticano II. Ela já havia sido iniciada bem antes do Papa Francisco, mas Ele é um en-viado de Deus, e está dando mais liberdade à Igreja. Quanto à pedofilia, não é um erro do clero, não é da Igreja, ela já começa em casa, na família que encoberta, o problema ! Ela não é o maior erro da Igreja! Hoje, qualquer erro a mídia vem e faz o maior alvoroço! Outro problema da Igreja era: o padre rezava a Missa em Latin, enquanto o povo rezava o terço durante a missa, porque ninguém entendia nada do que o padre falava! Então, a primeira abertura foi rezar a Missa em português. Depois, esta abertura continuou com o Papa Paulo VI que já começou a sair do Vaticano, e foi até a ONU! Já, o Papa João Paulo II, continuou com esta abertura, saindo mais vezes do Vaticano, visitando vários países. O Papa Francisco por ser da Argentina, um país pertinho de nós e como é muito comunicativo, nós sentimos mais à vontade!

Jornal da Canastra - O sr celebra Missa todos os dias ? Pe Sebastião: Na comunidade onde moro sim, algumas vezes celebro até duas vezes ao dia ! O padre . não é obrigado a celebrar Missa todos os dias, se houver demanda a gente celebra. JCanastra: O padre . é obrigado a fazer Teologia? Pe Sebastião: Sim, somos obrigados a fazer esta disciplina! Além, da Teologia fazemos a disciplina da Filosofia.Fiz primeiramente, a Filosofia, assim que ter- minei, iniciei na Teologia. Essas matérias fiz em Pre- tópolis. Nessa época não havia estes cursos em BH. Morei oito anos em Petró- polis para estudar Filosofia e Teologia. Gostei muito de estudar estas matérias! Hoje há muita críticas à respeito destes cursos! Teologia é o estudo de Deus, da Santissima Trindade.

Mensagem: O caminho continua aberto: o caminho da Vocação! E aqui em Bambuí te- mos o seminarista Michel, um rapaz muito bom e já está fazendo Teologia! Convido outros jovens para ouvir o chamamento de Jesus,finalizou o Pe Sebastião ao JCanastra.

Matriz de Sant´Ana , onde Pe Sebastião celebrou a Missa em comemoração aos 50 anos de sua Primeira Missa celebrada, em Bambuí - MG

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Vimeo B&W
  • LinkedIn B&W
  • YouTube B&W

© 2016 por @JFSS, Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page