Novo secretário-geral da ONU nomeia brasileira como chefe de gabinete
- nancy Gonçalves
- 16 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
15/12/2016 19h39
Mais opções
O novo secretário-geral da ONU, o português António Guterres, anunciou nesta quinta-feira (15) como sua chefe de gabinete a brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, 62, a atual secretária-geral de Ásia-Pacífico do Itamaraty.
Antes de ir a Berlim, ela foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, incluindo na participação do país no Conselho de Segurança, entre 2007 e 2011, e embaixadora da Alemanha entre 2013 e 2016.
Divulgação
A embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti; ela será chefe de gabinete de António Guterres
Viotti foi uma das três mulheres chamadas por Guterres para gabinete. Além dela, a sul-coreana Kyung-wha Kang será conselheira especial e a ex-ministra nigeriana Amina Mohammed será vice-secretária-geral.
O futuro chefe da organização disse que as três mulheres escolhidas são "altamente competentes, devido ao forte conhecimento dos assuntos globais, desenvolvimento, diplomacia, direitos humanos e ação humanitária".
"Estas escolhas são as fundações da minha equipe, que eu continuo a montar, respeitando meus princípios de paridade de gênero e diversidade geográfica", disse Guterres, em comunicado à imprensa.
O português assumirá o comando da ONU em 1º de janeiro, substituindo o sul-coreano Ban Ki-moon. Desde o início de sua campanha, ele prometia estabelecer como prioridade a igualdade entre homens e mulheres.
No final do primeiro semestre, 35% dos cerca de 40 mil funcionários e 17 dos 79 membros do segundo escalão da ONU eram mulheres. Em 71 anos de existência da ONU nunca houve uma secretária-geral mulher.
Na eleição deste ano, Guterres concorreu com sete candidatas, dentre elas a chanceler argentina, Susana Malcorra, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, e a primeira-ministra neozelandesa Helen Clark.
Guterres liderou todas as seis pesquisas entre os 15 membros do Conselho de Segurança, que recomendaram sua seleção por unanimidade. Os 193 membros da Assembleia-Geral o elegeram por aclamação em outubro.
Comments